• Brasão medicina

APRESENTAÇÃO


A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tem um papel consolidado na mudança do perfil educacional, científico e social, tanto local, como regional. O curso de graduação em Medicina, criado em 2003, é um desses elementos que tem contribuído com firmeza e determinação para o cumprimento dessa meta, melhorando o perfil de assistência à saúde em sua área de atuação ao formar mão de obra qualificada, ampliar a pesquisa e realizar diversos projetos de extensão.

O curso de Medicina está respaldado no reconhecimento da sua necessidade social, conforme resoluções do Conselho Municipal e do Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Educação e segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médico.

Como Universidade arrojada as evoluções e avanços educacionais, a UEFS, sempre esteve atenta aos debates sobre modelos de formação médica, advindas das Conferências Internacionais de Educação Médica, CINAEM, ABEM,e as Diretrizes Curriculares, do MEC, que acabaram por definir a implantação do curso com uma proposta pedagógica inovadora, centrada no aluno e fundamentada no Aprendizado Baseado em Problemas – ABP. Nesse modelo, o foco é a formação de um médico humanista, com conhecimento de saúde pública e capaz de atuar em todos níveis de atenção à saúde.

A utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, desenvolvimento de habilidades, com atenção aos domínios cognitivos, motor e afetivo, enfoque em comunicação, avaliação contínua, utilização de modelos de simulação, inserção precoce na comunidade, atividade ambulatorial e hospitalar integrada, são alguns dos aspectos que caracterizam o curso de Medicina da UEFS. 

A partir desse conjunto de princípios e do compromisso de todos com o desenvolvimento e a consolidação de um polo científico e educacional de excelência é que depositamos nossas esperanças de contribuir para melhorar a saúde da coletividade, favorecendo a formação de profissionais voltados para as demandas sociais da contemporaneidade, dentro de uma Universidade pública. Essa é nossa mais nobre missão.

Recomendar esta página via e-mail: