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CICLO BÁSICO

CICLO BÁSICO
O ciclo Básico é período que engloba o primeiro ao quarto do curso de medicina com a realização das seguintes atividades teóricas e práticas:

Atividade Tutorial
Os módulos serão desenvolvidos por grupos tutoriais. Cada grupo tutorial será formado por um tutor e por, no máximo, dez alunos. A cada problema, será indicado entre os alunos um coordenador de discussões e um secretário. Essas duas funções obedecerão a um rodízio entre os alunos para os diferentes problemas, de modo que, ao menos uma vez durante o módulo, todo aluno exerça as funções de coordenador e de secretário.
O tutor é um docente que ministra uma das disciplinas do curso. É vinculado a um grupo de alunos ao longo de um módulo temático, podendo exercer as funções de tutoria em mais de um desses módulos, a depender das necessidades apontadas pelo próprio curso e formalizadas pelo colegiado. Para ser tutor, o docente terá que ter freqüentado um treinamento específico para a função de tutoria.

Conferências semanais
Além das atividades tutoriais, os módulos contarão com conferências semanais, em número de duas e com duas horas de duração. Serão proferidas por professores do curso ou por convidados especiais, sempre sobre temas abordados nos grupos tutoriais, com base nos problemas previamente elaborados para desenvolver o processo ensino-aprendizagem. As conferências têm a finalidade de contribuir para a sistematização de conteúdos e a indicação de meios e instrumentos para auxiliar na análise dos problemas abordados.

Treinamento de habilidades
O treinamento de habilidades é um programa educativo estruturado longitudinalmente, que visa desenvolver as habilidades necessárias para o exercício adequado da medicina. O programa compreende o treinamento de habilidades clínicas, a realização de exame físico, de procedimentos médicos, de exames laboratoriais, das técnicas de comunicação social, de acesso aos meios contemporâneos de informação médica e capacitação para a leitura crítica.
O ensino de habilidades é centrado no aluno, com resgate das experiências anteriores, baseando-se nos seguintes princípios:
• interação entre teoria e prática, visando a potencialização e o sinergismo na aquisição do conhecimento e das habilidades;
• desenvolvimento gradual da complexidade das habilidades, das situações práticas e da integração entre habilidades e conhecimentos para a solução de problemas;
• o treinamento dar-se-á com a utilização de modelos/ bonecos, vídeos com várias situações para análise e discussão, treinamento interpares (entre os próprios alunos), com pacientes simulados e com pacientes verdadeiros.
O programa prevê horário específico para a realização do treinamento de habilidades, quando os monitores estarão à disposição de grupos de alunos pré-estabelecidos. Além desse horário, os alunos poderão agendar outros horários no laboratório de habilidades para treinamentos independentes do professor.

Práticas de Integração Ensino, Serviços e Comunidade - PIESC
A Integração Ensino, Serviços e Comunidade dar-se-á por meio de atividades desenvolvidas em um dos períodos da semana, com conteúdos teórico-práticos relacionados aos conteúdos dos módulos, dentro do enfoque biopsicossocial. As atividades serão desenvolvidas em grupos de estudo e de trabalho, de preferência multiprofissional, sempre dentro da metodologia da ABP e da investigação científica.

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